Pesquisa Geacap

GEACAP EVENTOS

Posted: 29 de março de 2011 by Bruno Sams in
0

            1ª Oficina de Maculelê de Barretos




Aluno Formado: Renan Fernandes

Posted: 13 de março de 2011 by Bruno Sams in Marcadores:
0



Renan Fernandes
E aí pessoal!!

Vou falar um pouco sobre minha história no mundo da capoeira.
Desde criança, sempre tive vontade de praticar capoeira, mas não conhecia ninguém que pudesse me incentivar nesse esporte.
Fiz vários anos de escola de natação e futebol. Cheguei a fazer algumas aulas de karate e judô, mas nenhum desses esportes me deixava realizado.
Certo dia, de tanto insistir para meu pai, achamos uma academia de capoeira.

Iniciei minha vida nesse esporte no Clube Atlético de Piracicaba, aos 11 anos de idade. Durante um ano treinei ali, sem faltar um dia e sabia que finalmente tinha encontrado o esporte que procurava.
Devido há alguns problemas entre o clube e o mestre, os diretores do clube resolveram retirar a capoeira da grade de esportes do clube.
Fiquei muito triste e desanimado, e pensei que nunca mais iria praticar capoeira.

Felizmente, certo dia meus pais estavam caminhando na área de lazer e havia uma apresentação de capoeira do grupo GEACAP no mesmo dia e no mesmo local.
Quando chegaram em casa me deram a noticia de que acharam outro grupo de capoeira para eu continuar treinando. Fiquei muito feliz, mas um pouco com o pé atrás, porque não sabia se o estilo de jogo, e o respeito seriam o mesmo do antigo grupo.

Na mesma semana, fui fazer meu primeiro treino com o Mestre Vaguinho na academia GEACAP. Realmente o estilo de jogo e o respeito não eram o mesmo do outro grupo... Era melhor!
E desde então continuo treinando com esse grupo, que além de um simples grupo de capoeira, é também uma família.

Durante essa trajetória na capoeira, tive alguns problemas que me afastaram do treino físico, mas nunca deixei de ir aos treinos para pelo menos tocar um berimbau. Afinal, capoeira não se resume apenas ao jogo.
Graças a Deus e ao apoio de todos os amigos capoeiristas e familiares, superaram esse obstáculo e estou treinando firme novamente.
Já estou no grupo há quase oito anos, sou formado do grupo e espero conseguir me tornar mestre um dia.


Capoeira é arte, é luta, é magia, é dança e cultura de nosso povo. Por isso devemos valorizá-la e cultivar o respeito e amizade dentro desse esporte!

Axé a todos os capoeiristas!

Renan Fernandes



Palavras do Mestre com:

Posted: 9 de março de 2011 by Bruno Sams in Marcadores:
0

Mestre Valter



A Capoeira Mistura Dança e Arte Marcial



No passado a capoeira era tida como luta perigosa e por isso mesmo, foi proibida durante muito tempo. Nos últimos anos, essa mistura de dança e arte marcial, criada pelos escravos africanos, espalhou-se por todo o país no ritmo contagiante de sua música.
Existem dois tipos de jogo de capoeira: a regional e a de angola. A regional é jogada com movimentos rápidos e de muita ginga. Geralmente, é esse tipo de jogo que as academias ensinam para os alunos que pretendem começar o seu aprendizado.
A capoeira de angola exige muito mais habilidade e força. Pois o praticante precisa equilibrar-se bem próximo ao chão, apoiando-se muitas vezes com apenas uma mão ou então com a cabeça.
Quanto mais cedo se começa a capoeira melhor. Enquanto a pessoa é jovem o corpo tem maior elasticidade e mobilidade, essenciais para a realização dos exercícios mais complicados.
A roda é o momento mais interessante da aula. Depois de treinar todos se sentam no chão, formando um grande círculo, onde dois a dois, todos irão dançar e lutar. Aqueles que estiverem sentados ficam cantando e batendo palmas.
É importante salientar que a capoeira ensinada nas escolas é aquela em que a criança joga com seu oponente e não contra ele, mostrando novos conceitos de postura corporal.
A capoeira também não respeita sexos, sendo praticada com igual destreza tanto por meninos como meninas.



A Línguagem das Cores

Na Capoeira cada cor indica um estágio técnico diferente:



ESTÁGIO                                              CORES DO CORDÃO
1                                                                                                                                   Sem cordão
2                                                                                                                                   Verde
3                                                                                                                                   Amarelo
4                                                                                                                                   Azul
5                                                                                                                                   Verde e amarelo
6                                                                                                                                   Verde e azul
7                                                                                                                                   Amarelo e azul
8                                                                                                                                   Verde amarelo e azul (aluno formado)
9                                                                                                                                   Branco e verde (Monitor)
       10                                                              Branco e amarelo (Professor)
      11                                                   Branco e Azul (Contra Mestre)
      12                                                   Branco (Mestre)